O Mercado de Nicho e os pequenos negócios


Conhecer, entender as particularidades, identificar carências e oferecer soluções para mercados segmentados, tem sido o caminho dos empreendedores que exploram nichos de mercados específicos.

Se você está abrindo sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia go-to-market rumo a uma atuação de sucesso. Dessa forma, você precisa ser certeiro nos seus investimentos, e um bom nicho de mercado pode além de te render os primeiros clientes, projetar seu negócio a alcançar um grau de crescimento mais rapidamente.

Encontrar um nicho de mercado e descobrir novos nichos ao longo do tempo tem sido fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores e motivo de dúvida na hora de começar um novo negócio.

A grande vantagem dos pequenos negócios em relação aos grandes, é a sua capacidade imediata de mudança e adaptabilidade a novas estratégias, coisas que os grandes não conseguem fazer com muita agilidade e rapidez, devido tamanha estrutura e dificuldade de resposta em curto prazo. Se você é um empreendedor experiente e já tem um nicho de atuação definido, deve estar preparado para revê-lo a qualquer momento. Afinal, o mercado muda regularmente, criando novos nichos para empresas consolidadas expandirem seus produtos e serviços.

Afinal, o que é um NICHO DE MERCADO?

Segundo a Associação Brasileira de Marketing, nicho de mercado pode ser entendido como uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.

Ou seja, um nicho de mercado é uma pequena parcela dentro de um seguimento. Cada um desses segmentos é representado por um perfil de consumidor específico, com necessidades e anseios próprios que devem ser identificados para uma atuação mais assertiva.

Por exemplo, se sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários segmentos como: saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso, alimentação saudável, etc.

Dentro do seguimento da alimentação saudável, tem os alimentos "fit" e os veganos, que possuem uma parcela considerável de consumidores em busca de soluções para suas "dores" e que podem não estar conseguindo suprir essa necessidade, isso pode ser considerado um potencial nicho de mercado a ser "atacado" e com grandes chances de lucro, pois existe uma demanda crescente e ainda pouco explorada.

Um bom exemplo de atuação segmentada em um nicho de mercado que trouxe uma solução disruptiva foi a NETFLIX. O grande segredo desse negócio foi segmentar o público que gosta de séries e filmes, oferecer uma solução diferente e atender a uma demanda que buscava por praticidade, conforto e agilidade. Ou seja, que resolvesse o seu "problema".

Atuar local pensando global, esse é o passo inicial dos pequenos negócios em busca de novos mercados, ao passo que sua ideia ganha força e forma, a adesão se difunde e se torna cada vez mais acessível, e após a aprovação do mercado, acontece um fenômeno chamado DIFUSÃO que acelera e multiplica o crescimento desse negócio de forma exponencial, tornando-o um novo modelo de negócios referência para novas frentes que o precederão.

Ou seja, as oportunidades se renovam a cada necessidade encontrada, o mercado anseia por inovações e está apto a pagar pela solução de seus problemas. Sendo assim, está esperando o quê? Mãos à obra e boa sorte!

Pense nisso e até nossa próxima conversa! Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

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