Empreender é Vender Soluções


Eu trago essa afirmação desde quando me descobri como um intraempreendedor dentro de uma organização. O intraempreendedor é aquele profissional que independentemente de sua função ou cargo dentro de uma empresa, pensa e age como dono, e vive a buscar soluções para os problemas do dia a dia.

Primeiramente, entenda que problema não tem nada a ver com coisas ruins, embora muitos problemas gerem desconfortos e implicações extremamente negativas. Problemas são vitais dentro de qualquer organismo, desde que identificados e solucionados brevemente. Uma empresa sem problemas não existe, até por que o seu surgimento está diretamente ligado a um problema do mercado, neste caso, representado pelas necessidades e vontades de clientes e consumidores.

Calma que eu explico! Uma padaria só existe por que foi identificado uma demanda de pessoas precisando suprir uma necessidade alimentar. Uma locadora de veículos só existe por que alguém percebeu que existem milhares de pessoas diariamente necessitando de um veículo para um deslocamento rápido, urgente e de forma particular. Um consultor empresarial só é contratado se uma empresa identificar alguma carência que precisa de auxílio de alguém de fora para tentar melhorar sua gestão.

Tudo isso são exemplos de problemas que precisam ser resolvidos por alguém, esse alguém antenado nos "problemas" e anseios do mercado é chamado de empreendedor. Pode ser eu, você, ou qualquer outra pessoa disposta a vender uma "solução". Toda vez que alguém sai de casa ou faz uma busca na internet à procura de um produto ou um serviço, esse alguém tem um problema e está em busca de uma solução que o atenda em todos os sentidos: Qualidade, preço, comodidade, atendimento, agilidade e valor.

Valor é a soma de tudo isso junto, é a percepção de satisfaço do cliente depois de adquirir algo. Entenda de uma vez por todas que valor não é a mesma coisa que preço. Preço é o que o cliente paga para adquirir um produto ou um serviço, valor é o que ele entende e mensura sobre o que lhe foi entregue. Eu mesmo já cansei de pagar mais caro por um determinado produto por causa do atendimento, mesmo sabendo que existem outros lugares vendendo a mesma "coisa" mais barato.

Eu descobri que empreender é vender soluções, logo quando me deparei com a seguinte afirmação: Todo mundo vende algo. Putz, isso é a maior verdade que já ouvi na minha vida! Enquanto o médico vende saúde, a cabeleireira vende beleza e jornalista vende informação, o empreendedor vive a buscar "problemas" para vender suas "soluções". Simples assim... Basta querer e fazer!

A partir de agora, apaixone-se por todos os problemas que descobrir ou que por ventura, caírem de paraquedas em seu colo, eles podem ser fonte lucro caso consiga encontrar soluções para oferecer ao mercado. Desde que o mundo é mundo, todos estão dispostos a pagar por algo que resolva seus problemas, seja um produto ou um serviço, seja barato ou caro, é uma questão de escolha. Por isso, todos os dias surgem novas ideias, modelos de negócios inovadores e soluções disruptivas como em um estalar de dedos, são pessoas observando o mercado, entendo suas necessidades e ganhando muita grana vendendo soluções.

E você, vai ficar aí parado ou vai procurar um problema pra poder vender uma solução?

Pense nisso! Pense Grande Desde Pequeno e mãos à obra! Um forte abraço e até nossa próxima conversa!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

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