Como os pequenos negócios devem se posicionar na era digital


Uma coisa é fato: Quem não for encontrado no GOOGLE, dificilmente permanecerá no páreo neste mercado marcado pela hipercompetitividade da era digital. Os pequenos negócios precisam entender a importância de investir no intangível para poder alcançar o tangível.

O intangível pode ser entendido como toda e qualquer estratégia de marketing digital com o intuito de atingir seu publico-alvo, este, por sua vez, representa o tangível.

Vivemos em uma era marcada pelo paradigma da digitalização, onde ainda temos empresas do século XX atendendo consumidores do século XXI. Isso quer dizer que as práticas e o posicionamento de muitas empresas estão ultrapassados, a consequência, é a perda significativa do número de clientes que migram para aquelas que oferecem outras formas e experiências de consumo.

Entenda isso de uma vez por todas: As práticas que lhe trouxeram até aqui, não deverão ser as mesmas que lhe projetarão em um futuro de sucesso. Ou seja, pense e haja de forma inovadora, invista no digital e melhore o presencial. Antigamente reinava a expressão "foco no cliente", o correto hoje é "foco no foco do cliente".

Os algoritmos chegaram pra ficar, são eles quem nos mostram qual é o foco de nosso cliente, eles registram tudo a partir de suas rotinas e buscas, seus gostos e gastos, suas pesquisas e suas preferências para que possamos agir de forma cada vez mais assertiva, identificando carências e oferecendo soluções.

Vender pela internet não significa necessariamente ter um site com uma página de e-commerce, onde ofertamos produtos e serviços, recebemos através do cartão de crédito e enviamos via correios. Vai muito além disso... Temos que pensar em um ambiente de reciprocidade, uma extensão de seus negócios onde o cliente se sinta à vontade, escolha sem pressa e possa personalizar sua experiência tornando-a algo único.

Uma solução inteligente, prática e barata para que os pequenos negócios possam entrar no comércio digital, é se cadastrar para vender seus produtos e serviços em marketplaces. O marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, onde vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos pagando uma comissão por venda convertida. Essa plataforma funciona de forma que o usuário entre em determinado site como amazon.com, magazineluiza.com.br, mercadolivre.com e compre seus produtos, pagando com segurança e garantia de receber aquilo que comprou no conforto de seu lar.

Muitos ainda não sabem, mas as redes sociais já se tornaram uma excelente alternativa de divulgação para mercados de nicho, tem gente faturando alto simplesmente por entender que o atendimento continua a partir do momento que a loja fecha as portas, oferecendo outros canais (digitais) para que seus clientes continuem em contato, pesquisando e comprando.

Pesquisa recente do Contentools (2017) revela que 70% dos brasileiros possuem uma conta no WhatsApp, 84% no Facebook, 75% no Instagram, 55% no Twitter e 72% acessam o YouTube. Isso quer dizer que existe uma grande lacuna a ser preenchida utilizando do poder das redes sociais para alcançar potenciais clientes em busca de novas experiências ao comprar.

A evolução dessa modalidade (on-line) criou um novo conceito, onde a integração do físico com o virtual se fundiu a uma só plataforma denominada Omnichannel.

Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores em uma experiência super conveniente e extremamente prazerosa.

Descubra quem é, onde está e o que deseja o seu cliente, posicione-se digitalmente, ofereça conveniência e qualidade, resolva o problema dele e se estabeleça nesse novo mercado, cada vez mais ágil, exigente e em busca de soluções em tempo real!

Um forte abraço e até nossa próxima conversa,

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

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