Hipercompetitividade, o grande desafio dos pequenos negócios.


Me responda uma coisa: O que você procura quando chega em uma cidade desconhecida próximo da hora do almoço? Deixa eu ver se adivinho... Um restaurante, acertei? Claro! Mas quantos restaurantes existem em uma cidade com mais de 100 mil habitantes? Dezenas, até centenas!

Outra perguntinha: Pode ser qualquer um ou tem preferência?

Na dúvida, eu sempre pergunto onde fica o MELHOR da cidade. É justamente sobre isso que quero abordar neste artigo, um fenômeno chamado HIPERCOMPETITIVIDADE.

Onde estou querendo chegar?

Quero exemplificar que, em todo lugar, de qualquer segmento, sempre irão existir diversas opções de empresas, marcas, produtos e serviços à nossa disposição, tentando conquistar um mercado cada vez mais exigente e mais disputado, marcado pela hipercompetitividade.

Essa expressão considerada um tanto quanto exótica e ainda desconhecida por muitos, atua como uma espécie de peneira seletiva, onde somente aqueles que oferecem o melhor ficam em um lugar de destaque e automaticamente conquistam as melhores fatias.

O grande desafio dos pequenos negócios está em entender que o mercado anseia por soluções, sendo assim, entregar o mesmo que seus concorrentes não irá torná-lo diferente, pelo contrário, o faz entrar em uma zona de convergência que iguala todos aqueles como medianos, ou seja, que prestam um mesmo serviço ou que vendem um mesmo produto sem nenhum tipo de diferencial que sirva como atrativo para os clientes, principalmente aqueles mais exigentes e que estão dispostos a pagar mais por algo exclusivo.

Para isso, trago 5 dicas que podem lhe ajudar a sair na frente da concorrência e se destacar diante dessa nova realidade:

1. Coloque-se no lugar do cliente e pense como ele! Entenda qual é o seu "problema" e tente oferecer uma solução que resolva. Por exemplo, se seu problema for atendimento, como gostaria de ser atendido? o que precisaria fazer para deixá-lo satisfeito?

2. Seja especialista em algo, e não um generalista que vende de tudo!

Um grande erro da maioria de nossos empreendedores é querer ser bom em tudo, oferecer e vender de tudo. Quem quer ser bom em tudo nunca será ÓTIMO em nada. Descubra algo que goste e foque naquilo, estude, pratique e melhores com o tempo para ser visto como referência.

3. Seja curioso e nunca pare de aprender!

Um dos maiores diferenciais de um empreendedor de sucesso é a sua sede pelo aprendizado e a sua capacidade de inovação. Ofereça soluções diferentes para os problemas de sempre, para isso, aprenda, desaprenda e reaprenda diariamente.

4. Venda VALOR no lugar de PREÇO!

Vender valor significa agregar algo que valorize o seu produto ou serviço, fazendo com que o cliente tenha uma nova percepção em relação à sua experiência de compra. Preço é aquilo que ele paga em troca de algo, valor é tudo aquilo que ele percebe de benefício ao adquirir algo.

5. Faça amigos em vez de fazer clientes! Invista no marketing de relacionamento, aquele conquista as pessoas tornando-as parceiras de seu negócio e que ajudam a divulgar sua marca com outros parceiros de seu meio. É simples, gentileza gera gentileza e a recíproca tende a ser verdadeira quando vendemos verdade!

Pense nisso e bons negócios, lembre-se sempre: pense grande desde pequeno!

Um forte abraço e até nossa próxima conversa,

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

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