O Associativismo como solução de marketing para os pequenos negócios


É sabido que o marketing é uma da principais ferramentas para o sucesso de uma empresa, desde que feito de forma correta, utilizando dos canais adequados e de uma comunicação assertiva.

Um dos maiores desafios dos pequenos negócios é dispor de recursos para investir em marketing, planejar, executar e promover seu produto ou seu serviço. Muitos empresários, na maioria das vezes, por falta de conhecimento, erram feio ao tentar se comunicar com seu cliente, e, na maioria dos casos, acabam piorando a situação por afastar ainda mais aqueles que deveriam se aproximar para adquirir suas ofertas.

Uma alternativa viável para esse problema é o associativismo, uma forma fácil e rentável de somar forças em prol de um mesmo objetivo. Unir-se com parceiros e até mesmo com os concorrentes pode ser o "pulo do gato" quando se fala de propaganda - um dos P's do marketing que trabalha a divulgação de algo, seja uma marca, um produto, um serviço, ou tudo junto e misturado.

Uma prática que já está virando moda é o marketing compartilhado, uma forma mais barata de anunciar em grupo utilizando de uma só campanha, geralmente em mídias gravadas como rádio e tv, agora também na internet e redes sociais.

Eu explico melhor... Em um mesmo anúncio, uma marca principal veicula seu produto ou serviço e ao final outras marcas são citadas como ponto de referência para encontrar o seu endereço. Por exemplo: Uma loja de calçados se uni aos vizinhos e faz seu anúncio em uma rádio local, no final da fala, informa que está ao lado da padaria X e na mesma quadra do posto de combustíveis Y. Nos próximos anúncios, ocorre uma espécie de rodízio dos nomes e no final os três anunciaram e multiplicaram a audiência, por consequência, a abrangência e os resultados.

É preciso ter a mente aberta para entender que unidos somos maiores e mais fortes, o networking é uma das maiores armas dentro da estratégia do marketing de relacionamento, e utilizar de sua rede para promover o seu negócio, vai te proporcionar maior visibilidade e por consequência, maiores fatias do mercado. É por isso que o cooperativismo não para de crescer em nosso país, fomentando os pequenos negócios e os colocando de frente às maiores marcas para competir de igual pra igual.

Pense nisso, pense grande desde pequeno e prepare-se para o sucesso! Um forte abraço e até nossa próxima conversa.

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

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