Empreendedorismo e Transformação Digital
top of page

Transformação Digital, uma forma de reinventar o seu negócio.


Transformação Digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia, abrindo novas frentes de atendimento com uma comunicação aberta e direta com seu público.

A transformação digital deixou de ser uma possibilidade remota para os pequenos negócios e hoje já é uma realidade que acontece em todos os segmentos. Muito além das nossas rotinas ou vida pessoal, a tecnologia está presente em todos os lugares, influenciando tudo à nossa volta. Embora muitos gestores ainda custem a acreditar, essa tendência está impactando drasticamente não somente os setores empresariais, mas também os públicos, como os governos, agências, autarquias, etc.

O primeiro ponto a considerar é: Não dá para esperar! As empresas que ficarem aguardando esse processo acontecer, como espectadoras, não encontrarão mais espaço no mercado quando acordarem para essa realidade. Entenda uma coisa, antes de comprar algo ou contratar um serviço, as pessoas criaram o hábito de fazer uma busca na internet antes de tomar a sua decisão, e, caso não esteja posicionado digitalmente, sua marca, seu produto/serviço já está automaticamente fora do páreo.

Outra coisa importante a se pontuar, é disponibilizar uma boa estrutura de navegabilidade. Se você já possui um e-commerce, saiba que cerca de 60% dos usuários utilizam o mecanismo interno de busca de um site. Apesar do menu bem estruturado ser necessário, essa ferramenta ainda é relevante. Por causa disso, ela precisa ser planejada corretamente se a ideia é melhorar a experiência de quem navega.

Algoritmos de busca avançada, registro de consultas e feedback comparativo, já são uma realidade que facilitaram as duas partes, o cliente a se decidir e escolher determinado produto/serviço, e você a vender e faturar mais rapidamente. A Netshoes é um exemplo clássico de transformação digital cujo mecanismo de busca interna transformou a experiência de consumo. Seus fundadores perceberam que esse tipo de cliente presa por agilidade e facilidade para aumentar a comodidade na hora da compra, isso tornou a marca líder em acessos e compras logo no primeiros meses de sua existência. Casos como esses, servem para exemplificar que a transformação digital chegou tanto para os grandes quanto para os pequenos negócios, é o que ocorre com as famosas startups, empresas de tecnologia que nascem pequenas e em um curto espaço de tempo se transformam em gigantes, pelo simples fato de nichar e resolver o problema de determinado mercado de uma forma disruptiva, inovadora e simples ao mesmo tempo.

A transformação digital vai além do clichê de “pensar fora da caixa” : É jogar a caixa fora e construir um novo conceito! E isso não se faz sem explorar e apoiar novas ideias. Uma tendência que já virou realidade é a utilização de uma plataforma Omnichannel, uma ferramenta do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores a uma experiência cada vez mais produtiva que agrega valor e gera resultados positivos para as duas partes.

Então, está esperando o que para transformar de vez o seu negócio? Mãos à obra e bom trabalho, afinal, nosso cliente merece sempre o melhor!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page