O pequeno negócio, a crise e suas vantagens
top of page

O pequeno negócio, a crise e suas vantagens


É sabido que vivemos tempos adversos, empresas fechando e uma onda pessimista que perdura por mais de 4 anos. Acontece que também vivemos tempos de mudança e oportunidade, depende qual a sua perspectiva e o anglo de sua visão diante da realidade dos fatos.

Sempre defendi a ideia de que toda crise é benéfica e tem suas vantagens, pois além de cíclica, a crise é seletiva e nos ajuda a sair da zona de conforto, nos colocando diante de questionamentos importantes em busca de novidades e soluções diferentes para os problemas de sempre.

Acredite, as melhores ideias surgem em momentos de crise e instabilidade, as empresas que mais crescem e os profissionais mais inovadores se destacam justamente na hora em que todos estão desesperados e pensando negativo, daí surge a pergunta que vale milhões: Por que tem gente crescendo enquanto outros quebram? A resposta é mais simples do que você imagina: Esteja atento e ativo! Atento para perceber as mudanças de comportamento do mercado, dos consumidores e dos concorrentes, seus anseios e suas práticas. Ativo para promover as mudanças e oferecer as soluções que o mercado espera. Saiba que os pequenos negócios saem na frente quando falamos de percepção e mudança de comportamento e consumo de mercado.

Como assim? Diferentemente do que a maioria acredita, são justamente esses pequenos negócios quem percebem primeiro essas particularidades, pois existe uma proximidade entre o balcão e o cliente que permite identificar muito mais rapidamente novos gostos e novos hábitos, ouvir reclamações e sugestões de melhoria, e o principal, os pequenos negócios possuem um menor lead time para agir e solucionar.

Entenda uma coisa, grandes organizações ficam engessadas na burocracia para a permissão dentro do processo de tomada de decisão, coisa que os pequenos negócios resolvem em questão de horas, os grande levam semanas, até meses.

Por isso percebemos que existe um processo de aceleração no crescimento dos pequenos negócios muito intenso nos primeiros meses e anos de sua existência, esse fenômeno ocorre, na sua maioria, por conta dessa agilidade na identificação e na resolução dos entraves encontrados no dia a dia sem a perda de tempo ocasionada pela burocracia.

E aí? amos pensar grande e seguir rumo ao sucesso? Então a gente se encontra lá, no topo!

Forte abraço,

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page