Empreendedorismo Regional, o pequeno negócio como a base de tudo.

A partir do momento em que decidi me dedicar a estudar sobre empreendedorismo e me tornar um especialista em pequenos negócios, percebi que existe uma demanda presente e crescente quando falamos de empreendedorismo regional.

Mas o que isso quer dizer?

Calma , eu explico melhor...

Em minhas andanças pelo Brasil, consigo identificar nichos específicos e extremamente viáveis que, ao serem explorados de forma correta, são capazes de mudar a realidade de determinada região.

É o caso do açaí no norte do país, mas especificamente no estado do Pará. O açaí paraense se transformou em uma commodity que logo ganhou expressão e conquistou o gosto popular tanto dentro quanto fora do Brasil. Outro grande exemplo são os queijos da região da Serra da Canastra, o turismo ecológico no Pantanal matogrossense, os pit-dogs de Goiás, os food-trucks de São Paulo e todo o encanto do artesanato e da cultura cordelista no nordeste brasileiro.

Explorar essas riquezas regionais oferecendo experiências inovadoras de consumo, tem sido um grande diferencial, além de uma alternativa rentável de desenvolvimento econômico-financeiro para essas regiões que possuem esses atrativos em forma de exclusividade.

Claro que não podemos nos esquecer de investir em inovação e gestão, pois somente assim esses micro empreendimentos conseguem despontar de pequenos negócios e se projetar de igual pra igual frente à concorrência dos grandes.

Uma coisa é fato, ainda falta investimento e apoio por parte dos governos, mas não podemos esquecer da figura do SEBRAE, presente em todas as regiões do país, que apoia, incentiva, treina e capacita nossos empreendedores para missões como essas.

A verdade é que somos uma pátria empreendedora, um povo criativo e temos uma mente inovadora, o que nos falta é um pouco mais de reconhecimento, valorização da classe empreendedora e linhas de crédito facilitadas para fomentar e desenvolver a cultura do microempreendedorismo.

Aqui vai uma dica de ouro: Descubra o que sua região tem como diferencial, busque informações, capacite-se, inove e ofereça a melhor experiência de consumo para seu cliente! Forte abraço, Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 by Bruno Miranda I Todos os direitos reservados