Pequenos Negócios
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10 passos para um pequeno negócio se tornar um gigante.


Desde 2013, eu estudo o universo dos micro e pequenos negócios em busca de soluções inteligentes para os problemas de sempre. Pensando nisso, enumerei os 10 passos que considero mais importantes para projetar um pequeno negócio e o diferenciar dos demais.

1. Pense grande desde pequeno As grandes organizações só se transformaram no que são hoje, por que um dia, ainda quando pequenas, pensaram e agiram como grandes;

2. Tenha metas claras e objetivas Para quem não sabe aonde deseja chegar, qualquer destino serve. Sem planejamento, sua empresa vira um barco à deriva, sem rumo, sem norte e sem direcionamento. Para permanecer em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, é preciso participar de cursos e treinamentos, frequentar palestras e workshops e ser um eterno curioso para continuar sempre em ascensão;

3. Descubra problemas e venda soluções Esteja sempre antenado nas mudanças e oscilações do mercado. É preciso entender os problemas de seus clientes para que possa oferecer soluções que o ajudem a resolvê-los, uma empresa só ganha dinheiro resolvendo os problemas dos outros, isso é propósito;

4. Tenha equilíbrio econômico/financeiro Saiba exatamente quanto sua empresa fatura, quanto ela gasta e quanto pode fazer de retirada. Lembre-se de que um negócio saudável gasta menos do que fatura, gerando uma sobra que pode ser utilizada para investimento em seu crescimento ou para sanar possíveis adversidades;

5. Invista em capacitação e treinamento Uma empresa bem treinada será sempre uma empresa atualizada. Sem preparação e sem conhecimento, fica quase impossível oferecer um serviço de qualidade;

6. Cuidado com a “zona de conforto” O que não podemos negar é a necessidade de atualização das empresas e a carência do mercado por inovações. Eu posso ser uma empresa extremamente inovadora sem perder as características de um pequeno negócio, é o que acontece com a maioria das empresas que vem se destacando nos últimos anos, aliando tradição e modernidade;

7. Espere o melhor e prepare-se para o pior Esperar sempre o melhor é encarar tudo com motivação e positividade, acreditando que é possível atingir os melhores resultados. Preparar-se para o pior é estar sempre alerta e entender que nem sempre as coisas acontecem da forma que imaginamos, tenha sempre um “plano B” caso ocorra uma adversidade;

8. Faça Benchmarking Dentro de um planejamento estratégico bem elaborado não poderia faltar o benchmarking, ou seja, pesquisa de mercado. Avaliar sua atuação e de sua concorrência, seus números, novos produtos e serviços, satisfação da clientela e serviço de pós-venda;

9. Trabalhe o marketing de relacionamento Relacionar-se bem com seus clientes ainda é a melhor estratégia a seguir para o estabelecimento de marca e reconhecimento. Criar conteúdo e disponibilizar em mídias digitais vem sendo um grande diferencial das empresas de sucesso;

10. Não espere as melhores condições para agir Para que um planejamento seja executado com sucesso, é preciso agir rápido e consistentemente. Não espere as coisas melhorarem para tomar uma decisão, pois elas podem piorar com o tempo. Agir preventivamente é a forma mais sóbria de evitar o caos e seguir rumo a um crescimento ordenado e guiado com base em uma gestão sólida com foco em resultados.

Um forte abraço e mãos à obra! Bruno Miranda- Especialista em Pequenos Negócios

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