O Pequeno Negócio move o Brasil!
top of page

O Pequeno Negócio move o Brasil!


Você sabia que mais de 98% das empresas ativas no Brasil atualmente são micro e pequenos negócios? Pois é... São vocês, pequenos heróis empreendedores como o Seu João do açougue, Dona Ana da padaria, Seu Carlos do mercadinho, eu outros milhares quem mantém nossa economia de pé!

Podemos definir Empreendedorismo como a capacidade de uma pessoa em fazer algo de forma criativa e inovadora, correndo riscos calculados e buscando se estabelecer em um determinado seguimento. Pesquisa recente do GEM (2016), mostra o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo, onde 4 de cada 10 brasileiros empreendem de alguma forma e isso move nossa economia, gera emprego e fomenta cada vez mais a cultura do pequeno negócio. Comprar do pequeno é acreditar e investir no desenvolvimento dos talentos locais, por isso, compre do mercadinho da esquina, da loja de sapatos de seu bairro e ajude a manter o pequeno negócio vivo, ele é um patrimônio dos brasileiros!

Desde 2013, eu me dedico noite e dia a estudar o universo das micro e pequenas empresas, como a sua! O pequeno negócio me fascina, encontrar inovações e alternativas viáveis para que os pequenos empreendedores voltem a crescer, tem sido meu maior desafio nesses últimos anos.

O pequeno negócio tem uma característica que o diferencia e o torna mais ágio que as grandes corporações, a capacidade de mudança e adaptação. Pequenos organismos podem mudar e se adequar às inovações com maior facilidade e com um custo de investimento menor, daí o porque de alguns pequenos empreendimentos crescerem tanto em um curto espaço de tempo, como ocorre com as startups em processo de aceleração e lançamento no mercado.

Sabemos que hoje, o conceito de inovação tem amplo sentido. Pode ser visto como a adoção de novas tecnologias que permitam aumentar a competitividade de uma organização, uma nova ideia que, se implementada com sucesso, produz resultados satisfatórios ou até mesmo um processo estratégico de reinvenção constante no próprio negócio. Inovação pode também ser o ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes em uma empresa, para gerar receita.

Empreendedores inovadores pensam fora da caixa, sonham grande e botam para fazer. São eles quem revolucionam indústrias, desenvolvem o nosso país e ajudam a melhorar a vida das pessoas.

Para permanecer em uma mercado cada vez mais competitivo e acirrado, é preciso investir em capacitação, estudar cases de sucesso, participar de cursos e treinamentos, frequentar palestras e workshops e ser um eterno curioso para continuar sempre em ascensão!

Um grande parceiro do pequeno negócio no Brasil é o Sebrae, disponibilizando uma gama quase que infinita de conteúdo e suporte presencial e à distância para ajudar a fomentar a cultura do empreendedorismo além de contribuir com o desenvolvimento e o crescimento dos micro e pequenos negócios em nosso país.

O Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que pretende impulsionar os pequenos negócios para fortalecer a economia. Segundo a instituição, são de 10 milhões de pequenas empresas no Brasil, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Esse tipo de empreendimento responde por 27% do Produto Interno Bruto e por 52% do total de empregos com carteira assinada, de acordo com o Sebrae, a ideia é motivar os consumidores que são estimulados a escolher os pequenos negócios na hora de fazer suas compras. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda.

A data de 5 de outubro foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Quer saber um pouco mais desse universo fascinante do empreendedorismo? Então vem comigo... Muito prazer, eu sou Bruno Miranda- Especialista em Pequenos Negócios! De que forma eu posso te inspirar hoje?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page