Internet of things - A internet das coisas


É sabido que estamos vivendo em um mundo de atualizações e grandes inovações com uma velocidade quase que instantânea. Existem vários marcos na história recente que mudaram o rumo da humanidade em todos os sentidos.

Nos últimos 100 anos, podemos identificar 3 grandes acontecimentos que comprovam a afirmação anterior: O surgimento da máquina a vapor, a eletricidade e por último a internet.

Se pararmos pra pensar, estamos nos conectando cada vez mais a tudo e a todos, isso cria uma relação de interdependência entre homem e máquina impulsionada pela tecnologia da informação que torna nossas vidas mais confortáveis e mais prazerosas.

A IOF (Internet of things) ou internet das coisas, chegou e se estabeleceu como a grande sensação dos últimos tempos, a automatização e a conexão em tempo real entre pessoas, software e hardware tem viabilizado a realização de tarefas simples do dia a dia a partir de um toque com um aplicativo de celular.

Já existem casas inteligentes, carros, supermercados, shoppings e até estacionamento conversando com dispositivos que emitem sinais via wifi e que ativam e desativam funções diversas das mais simples às mais complexas tanto em residências, indústrias e comércios.

Hoje já é possível sair de casa e checar se deixou alguma lâmpada ligada, o ar-condicionado ou qualquer outra funcionalidade, assim como é possível sair do trabalho e ativar um banho quante de banheira na temperatura de sua preferência. Dispositivos inteligentes de compras e reposição de mercadorias já estão disponíveis em supermercados e lojas de suprimentos para que através de um click, sua geladeira seja reabastecida e o pagamento liberado com seu cartão de crédito cadastrado e ligado a um login e senha.

Como tudo na vida tem seu bônus e seu ônus, precisamos saber ponderar a utilização de tecnologias e aplicativos, pois devemos lembrar sempre que ainda somos humanos e necessitamos de interação com os demais de nossa espécie. A inovação deve ser uma motivação para resolver problemas e impasses sem criar outros de naturezas distintas, por isso, aprecie com moderação!

Pense nisso... Sucesso pra você!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 by Bruno Miranda I Todos os direitos reservados