Inovar é sair da Zona de Conforto
top of page

Inovar é sair da Zona de Conforto


Conversando com um grande amigo sobre "zona de conforto", eu me lembrei do trechinho de uma antiga música que diz: "... a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim..." Nada acontece de novo no zona de conforto! Nenhuma empresa cresce, nenhum profissional se destaca e nenhum projeto avança.

Eu conheço pessoas e profissionais cheios de ideias e ideais, muitos planos e pouca ação. Inovar é "pensar fora da caixa", é a motivação que seu negócio precisa para continuar na disputa nesse mercado de hipercompetição.

Hipercompetição quer dizer que existe muito de tudo. Tem muita padaria, muito mercado, muito advogado, muito músico, etc... e que poucos se destacam como autoridades ou se diferenciam dos demais.

A inovação ocorre quando abandonamos a zona de conforto e nos lançamos na zona de conflito, isso mesmo, precisamos estar em conflito para produzirmos. Muitos utilizam a palavra "crise" de forma incorreta, na verdade, ela representa uma zona de conflito onde mudanças e inovações são esperadas para através da inovação encontrar uma nova forma de se fazer diferente o que todos repetem há algum tempo.

Calma, eu explico melhor! Precisamos entrar em crise para revermos nossa forma de atuar, nossa estratégia, erros e acertos. Por isso defendo a ideia de que toda crise é bem-vinda, acontece que uns ficam e outros seguem após seu fim. 80% das melhores empresas do mundo surgiram após uma crise, pois através dessa experiência, puderam formatar seu "business plan" e evitaram os erros que os demais cometeram no passado.

Há uma máxima que diz: "O ignorante erra e não aprende, o inteligente erra e aprende com seus erros, já o sábio aprende com os erros dos outros". A crise está aí pra isso, revermos nossos erros e dos outros para que possamos aprender com eles a não errar mais e começarmos a lançar as inovações que o mercado espera, fazendo diferente do que faziamos antes.

Pense nisso, saia já dessa "zona de conforto" e se lance na "zona de conflito", aceite a crise como algo positivo para seu crescimento e mãos à obra!

Forte abraço,

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page