A Inovação na era "pós digital"
top of page

A Inovação na era "pós digital"


Primeiramente precisamos entender que vivemos em uma constante transformação viabilizada pelas inúmeras mudanças ao longo dos séculos. Toda inovação traz consigo uma vontade de alcançar algo novo, surpreendente ou até mesmo inusitado, o importante é que por trás de tudo isso existe uma motivação, um motivo que nos leva a agir e inovar.

Fazendo uma pequena viagem pela história recente, podemos identificar algumas inovações que não somente mudaram o curso do mundo atual, mas também, transformaram a forma de pensar e agir da população ao redor do globo.

Com a revolução industrial e o surgimento da máquina à vapor, estabeleceu-se uma nova forma de produzir e consumir bens, a mecanização nos trouxe um sentimento de avanço e produtividade nunca antes experimentado. A produção em série trouxe um novo paradigma à logística de abastecimento, produção e distribuição, a reengenharia responsabilizou-se por criar e estabelecer novos padrões, processualizar e organizar tudo, surgindo então a era "pós revolução industrial". Outra grande inovação foi a eletricidade e a incansável disputa entre Thomas Edison e Nikola Tesla para estabelecerem suas teorias sobre as correntes contínua e alternada. É sabido que a eletricidade foi outro fato decisivo na história recente, além de um enorme marco que acelerou ainda mais o processo produtivo e aumentou a qualidade de vida de todos os povos com o surgimento de eletrodomésticos, máquinas cada vez mais potentes e ágeis. Surgiu então a era pós eletricidade, tivemos que nos familiarizar e nos preparar para utilizá-la em quase tudo o que fazíamos, em nossas casas, nossas indústrias e até mesmo em nosso lazer.

Com os avanços proporcionados pela eletricidade, outras inovações também surgiram e foram ganhando força, foi o que aconteceu com a eletrônica. Gosto de destacar a eletrônica como a precursora e grande responsável pela chegada da "era digital", pois foi através da eletrônica que surgiram os primeiros sistemas operacionais que pouco adiante se incorporaram aos primeiros computadores.

Entramos neste momento na "era da informação", uma convergência de todas as inovações das eras passadas, uma junção da eletricidade com a eletrônica mais a grande novidade chamada tecnologia da informação, ou simplesmente: TI.

A "era da informação" precede e se incorpora ao que os estudiosos chamam de "a grande era" ou simplesmente "era digital", foi onde ocorreram aquelas primeiras manifestações de integração em forma de rede. Essa rede se expandiu e ganhou o mundo através da internet, isso possibilitou o que chamamos de "fim da barreira limítrofe", isso quer dizer que todos poderiam se conectar, conversar, comercializar bens e serviços, viajar e trabalhar ao toque de um teclado de computador. Sejam todos muito bem-vindos à era digital, essa que trouxe os tábletes, smartfones e afins, uma evolução que veio pra ficar! Com o passar do tempo exatamente TUDO virou digital e nos possibilitou entrar em uma nova era, a "era pós digital". Isso não quer dizer o fim da era digital, pelo contrário, é o jeito de se referir e informar que "ela" veio e estabeleceu um novo paradigma onde todos precisam se adaptar ou ficarāo à mercê do tempo.

Quando digo que tudo passa a ser digital é tudo mesmo! Coisas como ir ao banco, ao cinema, à locadora de filmes, fotografar, filmar, estudar, conversar e interagir, dentre outras milhares, passaram e ser feitas em um clique, um estralar de dedos. A automatização e a convergência entre diversas plataformas são as grandes novidades dessa era, ou seja, em um único aparelho (pode ser seu smartfone), você pode marcar sua aula de inglês, acionar o motor de seu carro, programar seu banho na temperatura que mais gosta, ligar e desligar as luzes de sua casa, etc...

A verdade é que estamos nos tornando reféns de toda essa inovação e a cada dia que passa nos apegamos mais e mais, tudo ficou mais rápido e intenso, estamos mais frios e menos interessados nos outros, temos muitos seguidores e poucos amigos, nossas casas maiores e mais vazias, nossos dias mais cheios e nossas refeições menos saudáveis, nossos filhos mais independentes e menos preocupados, as academias mais lotadas e livrarias fechando.

Longe de mim dizer que essa era seja ruim, o problema está na forma de vivê-la, no modelo que escolhemos seguir e nos resultados que traçamos alcançar, a palavra de ordem é EQUILÍBRIO, saber aproveitar o que essa era nos oferece de melhor sem perder nossa essência de SER HUMANO.

Pense nisso e sucesso pra você!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page