Meu "DAY ONE": Onde tudo começou.
top of page

Meu "DAY ONE": Onde tudo começou.


Todo empreendedor, profissional ou pessoa de sucesso possui seu "day one". É aquele "dia 1", o marco zero, o início de uma nova empreitada. Antes de falar do meu, eu preciso dizer que sucesso profissional não tem nada a ver com altos salários, cargos executivos ou uma posição de destaque em uma mega organização.

Conheço verdadeiras "lendas" do mundo dos negócios que não se consideram realizados pessoal nem profissionalmente, isso por que perceberam que não "fazem" aquilo que realmente amam em seu trabalho, mas se contentam com o "status" e a remuneração no final do mês. Por outro lado, conheço pipoqueiros, engraxates e feirantes que sentem o maior prazer ao desempenharem suas funções, enquanto médicos, engenheiros e advogados trabalham por obrigação. A diferença está em uma única palavra: Propósito.

Mas o que isso tem a ver com o meu "day one"?

Eu era um desses que ao sair da faculdade de Engenharia de Transportes no início da década de 2000, sonhava com um cargo estável em uma grande empresa e em receber um bom salário. Pois bem, isso aconteceu em menos de 10 anos após minha formatura, graças a muito estudo, duas pós-graduações e um MBA, muita garra e algumas noites em claro. Mas eu sentia que faltava algo, uma motivação, algo que fizesse meu coração bater mais forte e isso começou a me incomodar. Um belo dia fui convidado para fazer uma palestra para estudantes e isso me rendeu um outro convite para ministrar um treinamento na área da logística. Nesse momento senti algo que procurava durante muito tempo, uma sensação maravilhosa de contribuição, pertencimento e construção de um legado que até então nunca tinha experimentado.

Pronto! A partir dessa data nasceu um projeto, um sonho e uma meta ao mesmo tempo: Criar uma empresa que oferecesse palestras e treinamentos para inspirar as pessoas a empreenderem, inovarem e construirem suas histórias através de bons exemplos. O tempo foi passando, a ideia amadurendo e eu me preparando, estudando e pesquisando sobre como e quando "startar" essa nova fase da minha vida. Estamos quase chegando no grande dia...

Fiz um plano de ação completo, marketing, custos fixos e variáveis, investimentos e riscos para os primeiros 6 meses, e quando estava tudo pronto, fui até o SEBRAE e me formalizei, saí de lá com meu primeiro CNPJ e com a felicidade estampada em um sorriso que mal cabia em meu rosto. Me lembro como se fosse hoje, era dia 05 de abril de 2013, uma sexta-feira no período da tarde quando aconteceu o meu tão esperado "day one".

Digo que meu "day one" se deu em duas partes, essa foi a primeira, pois faltava a outra que era chegar na segunda-feira e solicitar o desligamento do meu trabalho, um cargo de liderança em uma grande multinacional da área de telecomunicações.

Quando chego na segunda-feira para comunicar minha decisão, me deparo com meu Diretor e um comunicado para me apresentar no RH da empresa. Me espantei pela formalidade, mas era justamente lá que eu iria realizar meu desligamento quando fui surpreendido com a notícia de que a empresa passaria por algumas mudanças, cortes e desligamentos de alguns cargos do alto escalão, e por motivo de redução de despesas o meu nome era um deles. Acredite, quando a coisa tem que dar certo, tudo conspira a seu favor. Além de realizar o meu desligamento sem stress, eu tive direito a um acerto onde pude me organizar financeiramente para o primeiro ano de operação, e assim foi a segunda parte do meu "day one", dia 08 de abril de 2013.

O primeiro mês foi de pura correria, agitação e êxtase. Montei escritório, criei site, material de marketing, estratégia de atuação e fomos para o mercado. Me lembro de trabalhar em média mais de 16 horas por dia. Incrível, mas isso não me cansava e foi aí que eu percebi a diferença entre "viver trabalhando" e "trabalhar vivendo".

Certa vez disse Confúcio (pensador chinês): "Faça aquilo que verdadeiramente ama com paixão e não precise trabalhar um só dia na vida".

Gosto de repetir e afirmar que não fui eu quem criou o IBM Palestras (Instituto Brasileiro de Marketing), foi o IBM quem me criou, despertando em mim o verdadeiro sentido da palavra legado além de minha essência como empreendedor. Sempre tive o sonho de materializar minha obra, o tempo passou e veio meu primeiro livro (Coaching Motivacional - o poder de uma mente motivada), depois o segundo (Empreendedor 3.0 - 30 dicas para o sucesso), várias parcerias e diversos projetos como "Desafio dos 21 dias" (uma campanha que incentiva as pessoas a não reclamarem diante das adversidades e focarem na realização de seus projetos), e assim o IBM Palestras passou a se destacar como uma das melhores empresas de eventos corporativos de Goiânia, contratos acontecendo e eu, Bruno Miranda, me projetando como uma das revelações do empreendedorismo de palco com minhas palestras, seminários e treinamentos primeiramente no estado de Goiás e posteriormente em todo o país. Atualmente olho pra trás e me pergunto: Por que não comecei isso antes? Por que perdi tanto tempo em minha vida fazendo algo que não me dava prazer? Primeiramente por que não fazemos somente o que gostamos, segundo, por que tudo tem o tempo certo pra acontecer em nossas vidas, só precisamos querer, nos preparar e fazer acontecer! Hoje eu viajo e realizo palestras e eventos em todo o país, às vezes fico dias longe de casa, mas estou o tempo inteiro ao lado da minha maior paixão: Inspirar pessoas a empreenderem através do exemplo, do conhecimento e da força de vontade, somente assim conseguimos mudar nossa realidade e a de milhares de outras pessoas à nossa volta.

Acredito que todo dia pode ser nosso "day one", as oportunidades existem e estão batendo à nossa porta o tempo inteiro, porém, é preciso enxergá-las e agarrá-las com unhas e dentes para evitar que se vão! É preciso ter foco, mas ainda acho que que o melhor tempero para qualquer história de sucesso é a paixão e o amor pelo ofício, a cada dia tenho mais certeza de que isso é o grande diferencial dos verdadeiros vencedores.

Acredite, o seu "day one" pode estar mais próximo do que imagina! Um forte abraço e sucesso pra você!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page