Você só existe no presente, é hora de agir
top of page

Você só existe no presente, é hora de agir


Dediquei um capítulo exclusivo em meu livro "Coaching Motivacional - o poder de uma mente motivada" a esse tema tão importante: Tempo. Gosto de brincar em minhas palestras com 3 palavras: Tempo, disposição e dinheiro.

Digo que uma pessoa ou um profissional de sucesso será completo se conseguir juntar essas 3 palavras no seu presente. Vou explicar melhor... Quando somos jovens, temos muito tempo, muita disposição mas falta dinheiro. Quando somos adultos, temos disposição e dinheiro mas falta tempo, e, quando somos velhos, temos tempo e dinheiro mas falta disposição.

O presente é o único tempo tangível do mundo. Você só consegue viver no presente, pois é a única forma do seu sistema nervoso executar funções como respirar, ver, ouvir e sentir o que está em sua volta. Concordo que tudo isso pode ser possível quando nos lembramos de algo, porém será intangível, intocável.

Quem nunca se deparou sentindo o perfume de alguém que está distante ao ser lembrado mesmo que em pensamento? Sentiu um arrepio ao se lembrar de uma situação de medo ou de muita euforia? Isso realmente acontece, porém não é real e tampouco pode ser modificada ou melhorada, diferentemente do presente.

Existem pessoas que vivem presas ao passado, outras só vivem em um futuro de ilusão e se esquecem de viver a intensidade do momento presente. Não quero dizer que devemos nos esquecer de nosso passado, muito menos que não precisemos projetar metas para o futuro, pelo contrário, isso nos ajuda e faz parte de nossas vidas, nossa aceitação e nossa evolução. Acontece que isso não pode ofuscar o nosso hoje, por isso preste muita atenção e tenha a tranquilidade de perceber quando o seu passado ou o seu futuro tomam o lugar do hoje, do agora.

Certo dia um homem entrou em um mosteiro e encontrou um monge sorrindo, sentado no altar e logo perguntou: - Por que o senhor está sorrindo?

- Por que entendo o sentido das bananas - disse o monge abrindo a bolsa que carregava tirando de lá uma banana podre. Na sequência exclama:

- Esta é a vida que passou e não foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais! Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde, mostrou ao homem e tornou a guarda-la dizendo:

- Esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo. Por fim, tirou da bolsa uma banana madura, descascou-a e a dividiu com o homem dizendo:

- Este é o momento presente, saiba vivê-lo e aproveita-lo sem medo.

Quando você domina o presente e entende o passado, começa a criar sua nova história e contrói seu futuro. O segredo está em separar e evitar que um interfira negativamente no papel do outro. O presente cria o passado, o hoje nada mais é do que o ontem quando chegar o amanhã, o futuro só existe quando vira presente e você é resultado de tudo o que realiza no hoje.

As pessoas buscam a felicidade, o sucesso, a glória,o dinheiro, o reconhecimento e se esquecem de simplesmente viver. A realização é como uma dieta, todos sabem o devem fazer, mas nem todos fazem o correto ou querem seguir o "velho caminho das pedras".

Viver no hoje é focar no positivo e tirar como aprendizado o negativo, assim aceitaremos mais facilmente as adversidades e nos preparamos para os desafios do futuro sem nos preocupar com o improvável. Convido você a passar a ouvir seu coração, seus sentimentos e buscar todas as suas respostas no seu hoje, no seu agora, e simplesmente encarar as adversidades como algo que vem para seu próprio bem, para sua evolução nessa estrada chamada vida.

Forte abraço,

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page